PARCEIROS DO BLOG ABCDEMISSOES

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

ESTUDANDO A PALAVRA

Pb. Manoel Bezerra Damasceno
Ppresbítero da Assembléia de Deus em Natal, casado com a senhoraGenésia Damasceno, com quem tem três filhos e três filhas, tem formação teológica pela ESTEADEB e pelo Seminário Paulo Leivas Macalão.
Contatos: nelito@ufrnet.br
A SEÇÃO ESPIRITA DE EN-DOR

(1º Samuel 28.1-20)

            I – Introdução.
            Esta passagem Bíblica que trará o episodio envolvendo o rei Saul e a pitonisa de En-dor, é uma das passagens mais difíceis de interpretação da Bíblia, se não a mais difícil, mas não é impossível tirarmos uma boa interpretação do texto, basta para isso observarmos alguns pressupostos.

  1. A regra áurea da Hermenêutica Bíblica (Ciência que trata da interpretação do texto Bíblico) é que a Bíblia interpreta a própria Bíblia, ou seja, um texto que achamos de difícil interpretação, temos que procurar luz sobre o mesmo em outras passagens Bíblicas.
  2. Outra coisa que o estudioso da Bíblia deve observar é a harmonia Bíblica, ou seja, ela não pode dizer uma coisa em um lugar, e em outro contrariar o que disse, pois a mente que estar por trás dos escritos Bíblicos é uma só, a de Deus.
  3. A palavra médium que é traduzida em outras versões por “Espírito adivinhador” ou “Espírito familiar” é no texto grego das *Setentas, “Engastrimuthos”, que significa “ventríloquo”, isto é, um de fala diferente (Os temas mais difíceis da Bíblia – Paulo César Lima).
  4. Ventríloquo é aquele que sabe falar sem abrir a boca, mudando a voz de modo que esta pareça sair de outro lugar (Dicionário de Aurélio).

Partindo desta introdução, estudemos este episodio sem nenhum pensamento preconcebido, deixando a Santa Palavra de Deus, que é um martelo que esmiúça a penha falar por si mesma.



II – Situação do Rei Saul.



Para entendermos o que leva uma pessoa a tomar determinadas atitudes, temos que conhecer a situação do mesmo. É o que faremos com o rei Saul neste episodio.



1. Zeloso antes de ser rejeitado por Deus " O versículo três do texto em estudo, parte final diz: (e Saul tinha desterrado os adivinhos e os encantadores). Saul antes da queda era um rei zeloso com as coisas de Deus.

2. Rejeitado por Deus " 1º Samuel 15.23 (Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniqüidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei). Por ter rejeitado a Palavra de Deus, e não ter cumprido na integra no caso dos Amalequitas, Deus o rejeitou para não ser rei.

3. O Espírito do Senhor se havia retirado dele " 1º Samuel 16.14 (E o Espírito do SENHOR se retirou de Saul, e atormentava-o um espírito mau da parte do SENHOR). Ao ser rejeitado por Deus é obvio que o Espírito do Senhor se retira dele.

4. Lhe atormentava um espírito imundo " 1º Samuel 18.10 (E aconteceu no outro dia, que o mau espírito da parte de Deus se apoderou de Saul, e profetizava no meio da casa; e Davi tocava a harpa com a sua mão, como nos outros dias; Saul, porém, tinha na mão uma lança). Deus permitiu que um espírito imundo atormentasse-se o rei rejeitado.

5. Samuel era morto " 1º Samuel 28.3 (E Samuel já estava morto, e todo o Israel o tinha chorado, e o tinha sepultado em Ramá, que era a sua cidade). Para dificultar ainda mais a situação de Saul, Samuel seu grande conselheiro era morto.

6. Os filisteus estavam prestes a invadirem Israel " 1º Samuel 28.4,5 (E ajuntaram-se os filisteus, e vieram, e acamparam-se em Suném; e ajuntou Saul a todo o Israel, e se acamparam em Gilboa, E, vendo Saul o arraial dos filisteus, temeu, e estremeceu muito o seu coração).

7. Deus não mais o respondia por meios normais " 1º Samuel 28.6 (E perguntou Saul ao SENHOR, porém o SENHOR não lhe respondeu, nem por sonhos, nem por Urim, nem por profetas).

8. Procurou uma feiticeira " 1º Samuel 28.7 (Então disse Saul aos seus criados: Buscai-me uma mulher que tenha o espírito de feiticeira, para que vá a ela, e consulte por ela. E os seus criados lhe disseram: Eis que em En-Dor há uma mulher que tem o espírito de adivinhar).



     Ao analisarmos os pontos acima mencionados da situação do rei Saul, vemos quão forte é o cumprimento da Palavra do Senhor escrita no Salmo 42 versículo 7, a parte primeira do versículo. (Um abismo chama outro abismo).



III – Analisando o caso de Em-dor.



O episodio de Em-dor só pode ter sido narrado pelos dois homens que acompanharam Saul " versículo 8 (E Saul se disfarçou, e vestiu outras roupas, e foi ele com dois homens, e de noite chegaram à mulher). Estas pessoas geralmente eram escravos estrangeiros, ganhos em batalhas, e eram altamente supersticiosos daí a forma tão convincente do texto.

Tomaram parte neste acontecimento (com base no versículo oito) quatro pessoas.



  1. A feiticeira " Provavelmente não foi ela, pois ao narrar o fato, ela tinha que admitir que praticava adivinhação, o que era punido com a morte naquela época.
  2. O rei Saul " Morre pelo menos oito dia depois do acontecimento.
  3. Os dois servos de Saul " É grande a probabilidade de terem sido eles ou um deles que narrou o fato ao escriba do livro, narrando assim os fatos como eles presenciaram e acreditaram ser.



O problema que alguns estudiosos da palavra de Deus criam, é achar que tudo que estar escrito no livro sagrado saiu da boca de Deus, quando na verdade não é assim. Toda a Bíblia tem o seu registro inspirado, mas nem todo registro saiu da boca de Deus. Este é um típico caso em que o registro é inspirado, mas os fatos não saíram da boca de Deus. É comum na Bíblia registros de opiniões meramente humanas. Veja:



Jó. 42.7 " (Sucedeu que, acabando o SENHOR de falar a Jó aquelas palavras, o SENHOR disse a Elifaz, o temanita: A minha ira se acendeu contra ti, e contra os teus dois amigos, porque não falastes de mim o que era reto, como o meu servo Jó).

Ec. 3.9,10 19 " (Que proveito tem o trabalhador naquilo em que trabalha? Tenho visto o trabalho que Deus deu aos filhos dos homens, para com ele os exercitar). (Porque o que sucede aos filhos dos homens, isso mesmo também sucede aos animais, e lhes sucede a mesma coisa; como morre um, assim morre o outro; e todos têm o mesmo fôlego, e a vantagem dos homens sobre os animais não é nenhuma, porque todos são vaidade).



ð Opiniões meramente humanas.



O livro de Samuel era originalmente um único volume, chamado de o livro de Samuel. Não se exatamente quem escreveu o livro. É certo que Samuel registrou boa parte da historia de Israel neste período, pelo menos até o capitulo vinte e cinco do primeiro livro, época da sua morte, credenciando-se Nata, Gade e Abiatar como escritores do restante do livro. " 1º Cr. 29.29 (Os atos, pois, do rei Davi, assim os primeiros como os últimos, eis que estão escritos nas crônicas de Samuel, o vidente, e nas crônicas do profeta Natã, e nas crônicas de Gade, o vidente).

Os livros históricos, que o caso de Samuel, tem uma peculariedade diferente de outros livros. Geralmente os fatos eram obtidos por meio de pesquisa feita pelo escriba, ou seja, o escritor às vezes não vivenciava os fatos, apenas escrevia o que chegava ao seu conhecimento.

... Continuemos analisando o caso de En-dor.





1.       Saul não viu a Samuel " 1º Samuel 28.13,14 (E o rei lhe disse: Não temas; que é que vês? Então a mulher disse a Saul: Vejo deuses que sobem da terra E lhe disse: Como é a sua figura? E disse ela: Vem subindo um homem ancião, e está envolto numa capa. Entendendo Saul que era Samuel, inclinou-se com o rosto em terra, e se prostrou).

2.      A mulher não podia adivinhar, pois só conheceu que era Saul após o pedido dele " 1º Samuel 28.11,12 (A quem te farei subir? E disse ele: Faze-me subir a Samuel Vendo, pois, a mulher a Samuel, gritou com alta voz, e falou a Saul, dizendo: Por que me tens enganado? Pois tu mesmo és Saul).

3.    A própria mulher não viu a Samuel " 1º Samuel 28.13 (Vejo deuses que sobem da terra).

4.      Incomodaria Deus, o repouso de Samuel, um dos seus mais ilustres servos para responder a Saul, quando o próprio Deus não mais o respondia pelos meios normais da época " 1º Samuel 28.6 (E perguntou Saul ao SENHOR, porém o SENHOR não lhe respondeu, nem por sonhos, nem por Urim, nem por profetas)

5.      A consulta aos mortos havia sido e é proibida pelo próprio Deus, contrariaria Deus a sua Palavra, permitindo que uma feiticeira abominável (Ap.21.18,22.15), e um rei rejeitado (1º Sm. 15.23), incomoda-se Samuel, fazendo-o aparecer " Dt. 18.10,11 (Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos). Lv. 19.31 (Não vos virareis para os adivinhadores e encantadores; não os busqueis, contaminando-vos com eles. Eu sou o SENHOR vosso Deus). Lv. 20.6 (Quando alguém se virar para os adivinhadores e encantadores, para se prostituir com eles, eu porei a minha face contra ele, e o extirparei do meio do seu povo). Jr. 1.11,12 (Ainda veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Que é que vês, Jeremias? E eu disse: Vejo uma vara de amendoeira. E disse-me o SENHOR: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para cumpri-la).

6.      Permitiria Deus a Saul fazer tal ato para depois dizer que o matou por esse motivo. Como faria justiça o juiz de toda a terra, pois tal atitude seria de um Deus injusto " 1º Cr. 10.13,14 (Assim morreu Saul por causa da transgressão que cometeu contra o SENHOR, por causa da palavra do SENHOR, a qual não havia guardado; e também porque buscou a adivinhadora para a consultar, e não buscou ao SENHOR, que por isso o matou, e transferiu o reino a Davi, filho de Jessé). Gn 18.25 (Longe de ti que faças tal coisa, que mates o justo com o ímpio; que o justo seja como o ímpio, longe de ti. Não faria justiça o Juiz de toda a terra?). Jó. 8.3 (Porventura perverteria Deus o direito? E perverteria o Todo-Poderoso a justiça?).  Dt. 32 4 (Ele é a Rocha, cuja obra é perfeita, porque todos os seus caminhos justos são; Deus é a verdade, e não há nele injustiça; justo e reto é).

7.      Se fosse possível que Samuel tivesse aparecido, não teria mentido dizendo que Saul o havia incomodado, se a feiticeira foi quem o chamou, e se por algum motivo Deus assim permitisse (o que não aconteceu), logo Deus é que o tinha incomodado " 1º Samuel 28.15 (Samuel disse a Saul: Por que me inquietaste, fazendo-me subir?).

8.     Saul queria colocar Samuel acima de uma decisão de Deus que não mais o respondia " 1º Samuel 28. 6 e 15 (E perguntou Saul ao SENHOR, porém o SENHOR não lhe respondeu, nem por sonhos, nem por Urim, nem por profetas). (Mui angustiado estou, porque os filisteus guerreiam contra mim, e Deus se tem desviado de mim, e não me responde mais, nem pelo ministério dos profetas, nem por sonhos; por isso te chamei a ti, para que me faças saber o que hei de fazer).

9.      Quando Samuel era vivo Saul nunca o considerou, agora se prostrou diante de um demônio " 1º Samuel 15.3, 18-21, 26, 27, 28.20 (Vai, pois, agora e fere a Amaleque; e destrói totalmente a tudo o que tiver, e não lhe perdoes; porém matarás desde o homem até à mulher, desde os meninos até aos de peito, desde os bois até às ovelhas, e desde os camelos até aos jumentos). (E enviou-te o SENHOR a este caminho, e disse: Vai, e destrói totalmente a estes pecadores, os amalequitas, e peleja contra eles, até que os aniquiles, por que, pois, não deste ouvidos à voz do SENHOR, antes te lançaste ao despojo, e fizeste o que parecia mau aos olhos do SENHOR? Então disse Saul a Samuel: Antes dei ouvidos à voz do SENHOR, e caminhei no caminho pelo qual o SENHOR me enviou; e trouxe a Agague, rei de Amaleque, e os amalequitas destruí totalmente; Mas o povo tomou do despojo ovelhas e vacas, o melhor do interdito, para oferecer ao SENHOR teu Deus em Gilgal). (Porém Samuel disse a Saul: Não voltarei contigo; porquanto rejeitaste a palavra do SENHOR, já te rejeitou o SENHOR, para que não sejas rei sobre Israel, E virando-se Samuel para se ir, ele lhe pegou pela orla da capa, e a rasgou). (E imediatamente Saul caiu estendido por terra, e grandemente temeu por causa daquelas palavras de Samuel; e não houve força nele; porque não tinha comido pão todo aquele dia e toda aquela noite).

10.  Teria Deus entrado em contradição com a sua palavra, que nega a possibilidade dos vivos terem contatos com os mortos " Jó. 7.9,10, Ec. 9.5,6 Lc. 16.26 (Assim como a nuvem se desfaz e passa, assim aquele que desce à sepultura nunca tornará a subir, Nunca mais tornará à sua casa, nem o seu lugar jamais o conhecerá). (Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento, Também o seu amor, o seu ódio, e a sua inveja já pereceram, e já não têm parte alguma para sempre, em coisa alguma do que se faz debaixo do sol). (E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá).

11.   Quanto à suposta profecia do suposto Samuel nos versículos 17 e 18 do capitulo 28 era fácil de ser reproduzida, pois o verdadeiro Samuel em vida já havia profetizado. Veja a profecia: vs 17 e 18 (Porque o SENHOR tem feito para contigo como pela minha boca te disse, e o SENHOR tem rasgado o reino da tua mão, e o tem dado ao teu próximo, a Davi, Como tu não deste ouvidos à voz do SENHOR, e não executaste o fervor da sua ira contra Amaleque, por isso o SENHOR te fez hoje isto)



Veja que Samuel já havia dito isto:



1)      1º Samuel 15.11 e 23 (Arrependo-me de haver posto a Saul como rei; porquanto deixou de me seguir, e não cumpriu as minhas palavras). Então Samuel se contristou, (e toda a noite clamou ao SENHOR) (Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniqüidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei)

2)   1º Samuel 16. 2 e 3 (Porém disse Samuel: Como irei eu? Pois, ouvindo-o Saul, me matará. Então disse o SENHOR: Toma uma bezerra das vacas em tuas mãos, e dize: Vim para sacrificar ao SENHOR, E convidarás a Jessé ao sacrifício; e eu te farei saber o que hás de fazer, e ungir-me-ás a quem eu te disser)



12. Quanto à descrição de Samuel feita pela feiticeira, também era fácil de se fazer, pois Samuel quando vivo era uma figura muito conhecida, e constantemente percorria a nação ocupado na trabalho de Senhor " 1º Samuel 7.15-17 (E Samuel julgou a Israel todos os dias da sua vida, e ia de ano em ano, e rodeava a Betel, e a Gilgal, e a Mizpá, e julgava a Israel em todos aqueles lugares, porém voltava a Ramá, porque estava ali a sua casa, e ali julgava a Israel; e edificou ali um altar ao SENHOR).



IV – Cumpriram-se às supostas profecias?



1.       Saul seria entregue nas mãos dos Filisteus " 1º Samuel 28.19 (E o SENHOR entregará também a Israel contigo na mão dos filisteus, e amanhã tu e teus filhos estareis comigo; e o arraial de Israel o SENHOR entregará na mão dos filisteus).



ü Ele não foi entregue pois se suicidou antes de ser preso " 1º Samuel 31.4 (Então disse Saul ao seu pajem de armas: Arranca a tua espada, e atravessa-me com ela, para que porventura não venham estes incircuncisos, e me atravessem e escarneçam de mim. Porém o seu pajem de armas não quis, porque temia muito; então Saul tomou a espada, e se lançou sobre ela).

ü Veio parar nas mãos dos homens de Jabes Giliade " 1º Samuel 31.11,13 (Ouvindo então os moradores de Jabes-Gileade, o que os filisteus fizeram a Saul, Todo o homem valoroso se levantou, e caminharam toda à noite, e tiraram o corpo de Saul e os corpos de seus filhos do muro, de Bete-Seã, e, vindo a Jabes, os queimaram, E tomaram os seus ossos, e os sepultaram debaixo de um arvoredo, em Jabes, e jejuaram sete dias).



2.      Tu e teus filhos estareis comigo. Esta frase dar a idéia que todos os filhos de Saul morreriam, o que não aconteceu " 1º Samuel 28.19 (e amanhã tu e teus filhos estareis comigo).



ü  Morreram apenas três filhos de Saul.



  1. Jônatas, Abinadabe e Malquisua " 1º Samuel 31.2 (E os filisteus perseguiram a Saul e a seus filhos; e mataram a Jônatas, e a Abinadabe, e a Malquisua, filhos de Saul).



ü Ficaram vivos pelo menos três filhos de Saul.



  1. Ibosete " 2º Samuel 2.8-10 " Reinou dois anos.
  2. Armoni e Mefibosete " 2º Samuel 21.8



  1. Amanhã estarás comigo " Esta frase dar a idéia que Saul morreria no dia seguinte, mas estudando os versículos 1, 12, 13, e 17 do capitulo 30 de primeiro Samuel, dar para vermos que Saul morreu pelo menos oito dia depois. Veja os versículos mencionados:



Versículo 1 (SUCEDEU, pois, que, chegando Davi e os seus homens ao terceiro dia a Ziclague, já os amalequitas tinham invadido o sul, e Ziclague, e tinham ferido a Ziclague e a tinham queimado a fogo).

Versículo 12 e 13 (Deram-lhe também um pedaço de massa de figos secos e dois cachos de passas, e comeu, e voltou-lhe o seu espírito, porque havia três dias e três noites que não tinha comido pão nem bebido água).(Então Davi lhe disse: De quem és tu, e de onde és? E disse o moço egípcio: Sou servo de um homem amalequita, e meu senhor me deixou, porque adoeci há três dias).

Versículo 17 (E feriu-os Davi, desde o crepúsculo até à tarde do dia seguinte; nenhum deles escapou, senão só quatrocentos moços que, montados sobre camelos, fugiram).



5.   Estarás Comigo " Esta frase ainda dar a idéia que Saul iria para o mesmo lugar que estava Samuel, o que também não aconteceu. Samuel estava no seio de Abrão ou paraíso de Deus, Saul estaria no hades, lugar de suplicio, pois nenhum suicida tem parte no paraíso de Deus. Ap. 22.15 (Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira). O suicida é um homicida da sua própria vida.



V – O que na verdade aconteceu.



            Mediante este estudo chegamos a três conclusões:



  1. Samuel não apareceu.
  2. Um espírito de demônio apareceu e personificou a Samuel, enganando Saul, fato comum naquela época " 1º Rs. 22.21-23 (Então saiu um espírito, e se apresentou diante do SENHOR, e disse: Eu o induzirei. E o SENHOR lhe disse: Com quê? E disse ele: Eu sairei, e serei um espírito de mentira na boca de todos os seus profetas. E ele disse: Tu o induzirás, e ainda prevalecerás; sai e faze assim, Agora, pois, eis que o SENHOR pôs o espírito de mentira na boca de todos estes teus profetas, e o SENHOR falou o mal contra ti).
  3. A mulher usou de fraude e enganou a Saul





Concluímos dizendo o seguinte:



ü Satanás é o pai da mentira " Jo. 8.44

ü Sabe imitar a realidade com seus embustes " Ex. 7.22, 8.7

ü Se transforma em anjo de luz " 2º Co. 11.14

ü Tem poder para operar milagres " 2º Tes. 2.9

ü Um abismo chama outro abismo " Sl. 42.7

.............................................................................................................................................................
            * Septuaginta ou Setenta " Versão produzida do hebraico para o grego pelos lideres do judaísmo em Alexandria. Chamada de setenta por ter sido feita por 72 eruditos. Só continha o Antigo Testamento, e foi provavelmente a Bíblia usada pela igreja nascente.